A transparência das ações desenvolvidas por órgãos públicos é essencial à moderna administração pública. A divulgação dessas ações a milhões de gaúchos não apenas contribui para o fortalecimento da democracia, como também fortalece e amplia a noção de cidadania e incentiva o controle social. A participação ativa da sociedade é imprescindível para garantir o bom uso dos recursos públicos.
Assim, a página de transparência da FEE, complementando os dados sobre gastos e receitas contidos no portal Transparência RS , traz para o conhecimento da sociedade gaúcha ações positivas desenvolvidas por esta entidade, demonstrando o que é feito com os recursos públicos, que a população repassa ao poder público quando paga os seus impostos.
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) é uma instituição de pesquisa vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foi instituída em 1973 (Lei n.6624 de 13/11/1073), tendo origem no antigo Departamento Estadual de Estatística (DEE).
A FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Dispõe de importante acervo de informações, pesquisas e documentos de natureza socioeconômica.
Nela atua uma equipe multidisciplinar composta por 35 profissionais graduados, alocados principalmente em áreas de apoio técnico, mais 28 especialistas, 54 mestres e mestrandos e 30 doutores e doutorandos que realizam estudos, pesquisas e análises, divulgados regularmente em publicações impressas e on-line.
A FEE é responsável pela elaboração das séries estatísticas do Rio Grande do Sul, incluindo o Sistema de Contas Regionais, e pela realização de estudos e análises sobre a realidade socioeconômica gaúcha.